Natal e o ciclo cósmico

Todos os anos comemoramos datas festivas sem nos darmos conta do seu significado mais profundo. Mas, é no Natal e Ano Novo que vivemos a mais forte e significativa de todas as celebrações. Ao se aproximar do mês de dezembro, enfeites natalinos, um espírito de doação e bons sentimentos começam a surgir. O grande apelo ao consumo não consegue diluir a poesia da real motivação para as festas. Felicidade, paz, amor e harmonia estão mais presentes nos corações. Parece mais fácil compreender e perdoar os outros. É algo mágico! Há um clima de renovação no ar ! Mas por que será que esses sentimentos vão embora com a passagem do ano? Por que não sustentamos o espírito Natalino ? Quando compreendemos o significado espiritual das festividades de final de ano, a própria vida se torna uma celebração, renascemos a cada dia e nos mantemos na nossa melhor performance por todos os dias do ano. Este é o nível de percepção que os yogues desenvolvem com relação às suas vidas. A meditação Raja Yoga ensina a conexão da alma Humana com a alma Suprema, assim a consciência se abastece de poder diariamente para encarar as situações de vida com um estado de ânimo elevado.

O Natal da Renovação

A proximidade do final de ano relembra a proximidade com o fim da era de tristezas para a vinda da felicidade. Na visão cristã, o Salvador é Jesus e o seu nascimento significa renovação. Para os hindus é Shiva, a semente e o benfeitor do mundo. O Natal é um memorial do momento singular quando o Pai Supremo vem ao mundo para presentear seus filhos com sabedoria luz e poder. Então, mais uma vez, a humanidade passa a viver em perfeita harmonia, riqueza e saúde no planeta. A renovação, auto-preenchimento e bem-aventurança há tanto tempo buscadas são atingidas. Daí a razão de tanta alegria, amor e melhora de conduta que as celebrações inspiram.

A História em Quatro Eras

Aceitar o significado da existência dentro de uma perspectiva cíclica é algo novo para nós, ocidentais. Mas não para as civilizações do Oriente, do Egito, da Grécia e da América pré-Colombiana que têm essa ideologia impregnada nas suas culturas. A visão de tempo que concebe a eternidade a partir da repetição de um ciclo cósmico permeia os arquétipos de diferentes povos.
A tradição oriental hindu compreende a história dividida em quatro eras distintas. A primeira, chamada Satyuga ou Idade do Ouro, refere-se a um período paradisíaco onde os seres viviam em completa unidade, bem-aventurança e harmonia, também chamada Shivalaya ou Jardim do Éden. Em seguida vem a Tretayuga ou Idade da Prata, período ainda de felicidade, paradisíaco, mas já um pouco desgastado pelo efeito do tempo. Depois dessas duas eras divinas ocorre a queda que marca a entrada na dualidade. A partir da Dwapuryuga ou Idade do Cobre, começam os registros históricos. É nessa idade que a tristeza atinge os seres humanos, pois se iniciam as ações fora das leis universais. Apesar de ainda haver felicidade, ela não é plena. O homem se torna consciente do mal até e então desconhecido. Por último a Kaliyuga ou Idade do Ferro, marcada por dor e conflitos crescentes. A humanidade, completamente esquecida da sua origem divina, começa a adotar valores negativos como eixo da sua conduta. Os princípios éticos e espirituais não têm mais força para sustentar a sociedade e o caráter humano chega ao nível máximo de corrupção. Depois de completado o ciclo e a queda ter chegado ao seu limite, é necessária a transmutação que possibilitará o reflorescer da perfeição.

A Volta da Idade do Ouro – O presente divino

Após a noite vem o dia. Após o inverno, a primavera. O mesmo acontece no ciclo cósmico. Após a queda da Kaliyuga ou Idade do Ferro, vem o apogeu novamente a Satyuga ou Idade do Ouro. A vinda do sol físico traz luz, beleza e calor na noite fria. A descida do Sol do Conhecimento, do Deus celestial na noite ilimitada do ciclo trará a luz da sabedoria, a beleza das virtudes e o calor do amor puro para as mentes humanas em sofrimento. Esse Ser pleno e poderoso, conhecido por diferentes nomes nas diferentes crenças, interage com os seres humanos, lhes dando força para que vençam suas negatividades. Através da lapidação do caráter, que Ele inspira, é restabelecida uma nova civilização fundamentada em valores nobres e princípios elevados de vida.

Os Símbolos Natalinos

Papai Noel é para nós o símbolo mais forte do Natal. O doce velhinho de bochechas rosadas e rosto risonho que desce de seu mundo celestial cheio de presentes para preencher os desejos dos corações de todos. Cartinhas com pedido de presentes são escritas pelas crianças enquanto os adultos fazem orações solicitando saúde, paz e prosperidade. Podemos pedir e receber o quanto quisermos, porém o que dará garantia de recebimento são as nossas boas ações. A lei do Karma é relembrada no Natal, a criança sempre fala sobre sua conduta nas cartinhas que escreve a Deus. Quais presentes o Pai Supremo verdadeiramente doa ? Não são roupas, bicicletas ou carrinhos, mas presentes eternos que ficarão no nosso coração para sempre, tais como poderes e virtudes divinas. No início, tudo é novo, mas conforme o tempo passa, lentamente há o desgaste e os "brinquedos" não funcionam mais. O amor puro se torna apego. O auto-respeito se transforma em arrogância, o poder em raiva. Assim se estabelece a falta de prosperidade espiritual da humanidade que começa a clamar por Deus para salvá-la. O pinheiro que permanece verde todas as estações, representa a realidade cíclica da vida. As luzes ilustram nossa forma espiritual luminosa a alma, ou seja a vida eterna dentro do corpo mortal. O sinos relembram o som do conhecimento divino ecoando no mundo para despertar consciências adormecidas anunciando a chegada de um novo tempo. Os anjos são intermediários entre os humanos e Deus por que atingiram um nível de pureza que os permite chegar mais perto do Pai Celestial. Conhecidos como mensageiros, representam as pessoas que aceitaram o desafio da autotransformação. Eles são também, os que levam aos homens a mensagem da vinda do novo conhecimento através do som de suas trombetas. O anjos estão muito mais perto de nós do que podemos imaginar, nós mesmos podemos nos tornar um deles se desejarmos. Sempre que eliminamos as negatividades especialmente as internas, desempenhamos um papel angélico, esta é a maior ajuda que podemos dar a Deus na tarefa da transformação do mundo de tristezas em um mundo de felicidade .
Neste ano, comemore o Natal com sua consciência na visão ilimitada do tempo. Não pense apenas na mudança de 2008 para 2009. Entenda que é chegada a hora da sua elevação interior. Estamos vivendo na história real o período da renovação através da vinda do Pai Supremo. Deixe seu coração imerso nesta felicidade profunda.
Chegou a hora de recebermos do Senhor do Universo nossos presentes eternos.
Aprenda a meditar !! Dê este presente para si mesmo !!

CELEBRANDO O SEU NATAL DE UMA FORMA ESPIRITUAL
UMA NOVA FORMA DE PRESENTEAR

Abaixo vão algumas idéias sobre como trocar presentes de uma maneira diferente, mais amorosa e criativa. Cada um traz de casa algo especial para si, pode ser uma coisa nova ou não. Por exemplo, um objeto trazido de uma viagem. Este presente pode ser embrulhado e no cartão escrever a história daquele presente. Também pode-se ter um tempo para a confecção dos presentes. Todos poderiam contribuir trazendo de casa material. Daí a troca de presentes se dá a partir de presentes manufaturados. Cada prato pode receber um nome criativo relativo a virtudes, como por exemplo, pavê da alegria, torta do contentamento, salada da leveza.
Troca de mensagens positivas. Cada um recebe um cartão escrito o nome da pessoa na capa e eu gosto de você porque... todos vão preencher o cartão de cada um escrevendo as qualidades que vêem naquela pessoa. O que aprenderam de especial com ela.

BRINCADEIRAS CRIATIVAS E AFETIVAS

Auto-respeito (também conhecido como auto-valorização ou auto-estima) e respeito mútuo são fatores essenciais para desenvolver e manter o funcionamento saudável da família.
Relacionamentos saudáveis implicam no dar e receber de qualidades positivas: paz, amor, cooperação e assim por diante. Dar e receber melhoram a harmonia nos relacionamentos. Para fazer isso eficazmente é necessário ter auto-respeito.
Se nós estamos conscientes do nosso próprio valor, nós somos fortes e temos auto-confiança. Se nós carecemos de auto-respeito nós podemos nos sentir incompletos internamente e podemos tender a ver fraquezas nos outros como um reflexo do vácuo dentro de nós mesmos. Com auto-respeito, tendemos a esperar menos dos outros, somos mais incondicionais no uso de nossas qualidades.

Fazendo um painel com os valores da família.

A partir de revistas e papéis coloridos em uma folha grande de cartolina emendada a família pode compor o seu painel. Com desenhos, recortes que expressem as qualidades principais da família.
Jogo de adivinhação. Em grupos de 3 ou 4 crianças e adultos juntos. Cada grupo pensa uma virtude e a representa através de mímica e os outros têm que adivinhar que virtude está sendo representada.


Receitas para um Natal vegetariano
STROGONOFF DE SOJA
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de proteínas de soja
- ¼ xícara de shoyo
- 2 colheres (sopa) de manteiga (5 min.).
- cogumelo ou palmito (a gosto)
- 2 tomates grandes
- 1 xícara (chá) de extrato de tomate
- pimentão (a gosto)
- salsa
- creme de leite
- azeitonas verdes
Modo de fazer:
1 – Ferver a soja em um pouco de água até espumar, enxaguar e escorrer a água, deixe-a bem seca e volte a cozinhar com um pouco de óleo;
2 – Bater os tomates crus no liquidificador com água ( se preferir, pele-os);
3 – Junte os tomates batidos ao extrato fazendo um molho;
4 - Misture os tomates a soja e deixe cozinhando;
5 – Cortar o palmito ou cogumelo em pedaços pequenos;
6 – Cortar o pimentão em pedaços pequenos;
7 – Picar a salsa;
8 - Desligar o fogo e acrescentar as azeitonas, shoyo e o creme de leite, misturar e servir.
Após estes passos: Levar a vasilha ao fogo e colocar os ingredientes um a um de acordo com a seqüência citada, dando intervalo de tempo de 05 minutos de um ingrediente a outro, a fim de que a comida adquira sabor próprio.
ROSCAS DE NATAL
Ingredientes:
1ª Etapa (massa)
- 1 ½ copo de leite morno (geléia)
- 1 tablete de fermento
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de margarina
- Casca de 01 limão ralado ou essência de Panetone
- 4 xícaras de farinha de trigo.
Modo de Fazer:
Coloque o leite em uma vasilha, acrescente o fermento misturando-o ao leite formando um líquido; em seguida acrescente o açúcar, a margarina, a casca de um limão ralado e por último a farinha de trigo (aos poucos), amasse-a com as mãos formando uma bola grande.
Ponto ideal: a massa deverá soltar-se de suas mãos.
2ª Etapa (recheio)
- uma lata de leite condensado
- um pouco de passas
- um pacote de Só Côco
- frutas cristalizadas.
Modo de Fazer:
Coloque o leite condensado, as passas, o só coco em uma vasilha, leve-a ao fogo e mexa bastante.
Ponto ideal: Até largar do fundo da panela.
Após este preparativo, pegue a massa que estava a descansar por 02 horas, abra-a em uma mesa de fórmica com um rolo; sobre ela espalhe o recheio por toda a massa colocando por último as frutas cristalizadas; em seguida enrole a massa feito rocambole, corte as bordas e una-as para dar formato redondo. Por último corte levemente a rosa e enfeite-a com passas um pouco de frutas cristalizadas. Pincele-a com leite condensado e leve ao forno até assa-la.
TORTA DE LIQUIDIFICADOR
Ingredientes:
- 2 xícaras de leite
- 2 ½ xícara farinha de trigo
- ½ xícara de óleo
- 1 colher sopa fermento Royal
- sal e curry
Modo de fazer
Bater tudo no liquidificador
Recheio a gosto
Camada da massa
Legumes
Outra camada de massa por cima (pode colocar orégano)
Colocar para assar.
PAVÊ DE AMENDOIM
Ingredientes:
- 01 lata de creme de leite
- 01 lata de leite condensado
- 02 colheres de açúcar
- 02 de manteiga de leite
- 01 kg de amendoim torrado
- 01 pacote de coco ralado
- 01 pacote grande de bolacha Maria
Modo de fazer
Misture o ingredientes menos as bolachas e vai colocando no recipiente em camadas.
PANETONE
Ingredientes:
- frutas cristalizadas: uvas passas preta, branca, damasco, cereja, etc. (mais ou menos 150 grs. De frutas cristalizadas (cada)
Deixar as frutas no caldo de laranja por 02 hs, caso queira coloque água rosas.
Massa
- 01 kg e 200 gr. de farinha de trigo peneirada
- 02 pacotes de fermento biológico seco (misturar)
- 01 tablete de margarina
- ½ xícara de chá de açúcar e raspa de casca de laranja.
- Quase 01 litro de leite ou coalhada, ou os dois juntos.
- Pó de castanha de caju, amêndoas ou nozes, ou castanha do Pará na massa.
RABANADA DE FORNO
- pão de forma
- maçã ralada
- nozes picadas
- passas sem caroço
- açúcar a gosto
- canela
- leite
Modo de fazer:
Arrume as fatias de pão num tabuleiro. Adoce o leite com o açúcar. Misture um pouco de açúcar com a canela. Umedeça as fatias de pão no tabuleiro com o leite e acrescente camadas de maçã ralada, nozes, passas e a mistura do açúcar com a canela. Coloque no forno por 30 minutos.
PUDIM DE YOGURTE
- 1 yogurte natural de consistência firme
- 1 pacote de 100g de coco ralado
- 1 lata de leite condensado
- a mesma medida acima de leite
- 3 colheres de sopa bem cheias de açúcar para caramelizar a forma
Modo de fazer:
Caramelozar uma forma com açúcar queimado. Bata os ingredientes acima no liquidificador ou mix e acrescente na forma caramelizada para após cozinhar em banho-maria por mais ou menos 40 minutos. Deixe esfriar e leve à geladeira por 2 horas. Despeje numa travessa e decore com cerejas e sirva.
Share on Google Plus

About Márcia Lins de Medeiros

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: